sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Licão 4 O GOVERNO NA IGREJA – Centralizado ou Autônomo (2)

Leitura Bíblica – (Jô 4:9-24) -

Estudo Diário –
Dom. A Igreja é de Deus................................Ap.5:9
Seg. A Igreja é uma nação sacerdotal...........1Pe.2:9
Ter. Os Santos governaram o mundo............1Co.6:2
Qua. Jesus é o Moises da Igreja.....................Hb.3:1-6
Qui. Entre os obreiros na há maioral.............Mt.20:25-27
Sex. Igreja (elklesia) é uma congreação local..Tg.2:2

Objetivo da lição é continuar esclarecendo que o sistema bíblico de governo na Igreja é o Congregacional.

Introdução:
Pesquise na Bíblia de capa a capa para ver se acha um grupo de igrejas trabalhando juntas, sob o comando de uma organização nacional ou internacional. Minha Bíblia tem 1238 paginas. Eu não gostaria de ser membro de alguma organização que Deus nunca mencionou em 1238 paginas. (O que a Bíblia diz? Pg. 9 – Gary Fischer). De fato, governo centralizado, e nas mãos de uma pessoa somente, ou grupo de pessoas é coisa de instituições e igrejas mundanas e não da Bíblia! A forma de organização das igrejas primitiva,mostram claramente que havia uma independência no comando, tanto de um pais para outro, quanto de uma cidade para outra. Nos dias apostólicos, a autoridade de um ancião ou presbítero, não ultrapassava os limites de sua congregação. A Igreja é de Deus e não propriedade deste ou daquele! Nesta lição veremos muitos detalhes bíblicos e históricos que confirmarão nossa fé concernente à forma de governo na verdadeira Igreja de Deus. O espírito de Diótrefes não terá guarida na verdadeira Igreja de Deus (do Sétimo Dia) no Brasil! (3Jo. 9:10).

Exposição:
1).Quem é a cabeça da Igreja?
“Ele é a cabeça do corpo, da Igreja...” (Cl.1:18). Somente Jesus, e mais ninguém na Terra é o Líder e Chefe da Igreja. Ele é o Sumo Pastor, o Sumo Sacerdote, o Arão e o Moisés das Igrejas de Deus no mundo! Não há lugar para este ou aquele, ser lidere das igrejas ao tipo de Moisés, essa função cabe somente ao Senhor Jesus Cristo! (Hb.3:1-6; 8:1,2; 6:20; 1Pe 5:1-4).

2). Que aconteceu nas igrejas de Deus por volta do ano 400 D.C?
As igrejas que eram livres começaram a perder autonomia com o papa Inocêncio I, ano 401, que dizendo-se governante das Igrejas de Deus, exigia que todas as controvérsias fossem levadas a ele!
O cristianismo teve continuidade com bispos, pastores, presbíteros e evangelistas... Entre eles não havia maiores, embora Tertuliano, tenha acusado o bispo Calíxto de querer ser o bispo dos bispos! Ano 208 D.C.”

3).Existe, no modelo apostólico, a idéia de um líder regional, nacional ou mundial?
Deus não autorizou nenhum homem a supervisionar sozinho uma igreja local e menos ainda várias igrejas ao mesmo tempo!
Quando as congregações se formaram no primeiro século, eram grupos de recém-convertidos que tinham que crescer (1Co 3:1-2).
Quando amadureciam, desenvolviam-se homens que satisfaziam às qualificações de Deus para prover supervisão a essas congregações. Esses homens eram selecionados para servirem como presbíteros (At. 14;23). A Bíblia também usa a palavra bispo para descrever os mesmos homens, e diz que o seu papel é pastorear (At.20:17,28 ; 1Pe.5:1-2). A distinção que muitos grupos religiosos fazem entre pastores, bispos e presbíteros não é baseada na Bíblia. Estes presbíteros serviam na igreja local para pastorear o rebanho de Deus, no meio dos quais estavam (1Pe.5:1-2). Sua responsabilidade e autoridade para supervisionar não iam além do rebanho local. Não há nenhuma base bíblica para presbíteros de um local supervisionarem uma igreja em outro local. É também interessante e importante observar que as passagens que falam de bispos, presbíteros ou pastores, nunca falam de apenas um servindo numa congregação. O modelo do Novo Testamento é ter uma pluralidade de bispos numa igreja local (Fl.1:1; At.14:23; Tt.1:5-7).”

4) Como era o sistema de governo das igrejas de Deus nos E.U.A até 1933?
“De acordo com o que sabemos, foi nos anos de (1664 a 1671), que se estabeleceram as primeiras igrejas de Deus nos Estados Unidos. Neste tempo, havia somente igrejas locais e nenhum tipo de organização formal. Em 1888 se estabeleceu a sede da Igreja em Stanberry, Missouri. No entanto, esta funcionava apenas para manter as igrejas unidas e não como um meio de impor decisões nas congregações. A Conferência Geral deste tempo (década de 20), atuava como um meio para manter as igrejas de Deus unidas, porém com um sentimento antiorganizacional. E este sentimento e modo de crer se publicava na revista O Advogado... As igrejas e os ministros apoiavam e reforçavam o sistema de autogoverno dentro de cada igreja local.”

5).Por que e quem dividiu a igreja em 1933?
“O ministro Dugger defendia um sistema centralizado, tanto que procurou estabelecer um governo na Igreja, encabeçado por 12 apostolos, 70 profetas ou missionários e 7 diáconos universais... Por outro lado um dos destacados ministros daqueles anos se chamava Frank M. Walker, liderou os ministros que se opunham a esta forma de administrar a Igreja.” Portanto, o ministro Dugger foi responsável por uma divisão na Igreja de Deus dos Estados Unidos, pois não abriu mão de suas idéias centralizadoras.



6).Que declaração fez Frank M. Walker a respeito de uma organização geral para comandar as igrejas locais?
“Walker declarou: Jesus não estabeleceu, como nós agora, nada como uma organização geral na igreja... Não há autoridade divina nas Escrituras do Novo Testamento para uma organização geral dirigir e controlar as atividades das assembléias locais da igreja em geral...O livro de Atos dos Apóstolos dá-nos um desenho real da unidade em Cristo sem qualquer organização geral como nós sabemos hoje. Sim, eles tiveram unidade com Autonomia local ou governo Congregacional.”

2 comentários:

  1. apesar de não estar certo Dugger viu algo que o incomodava era fato de que todos os irmãos mandavam seus dízimos pelo correio para o ministro Frank Walker ora de certa forma isso também por parte de Frank Walker era um centralismo ,por que toda contribuição iria só pra ele de todos os irmãos americanos

    ResponderExcluir
  2. apesar de não estar certo Dugger viu algo que o incomodava era fato de que todos os irmãos mandavam seus dízimos pelo correio para o ministro Frank Walker ora de certa forma isso também por parte de Frank Walker era um centralismo ,por que toda contribuição iria só pra ele de todos os irmãos americanos

    ResponderExcluir