sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ZELO NA PREPARAÇÃO INDIVIDUAL

Leitura Bíblica – Lucas 6:27-45
Estudo diário
Dom. Buscar com zelo os dons..................................1Co.14:1
Seg. O Espírito concede a cada um o que for útil....1Co12:7,11
Ter. Há diversidade de ministérios (serviços)..........1Co.12:5
Qua. Há diversidade de dons...................................1Co.12:4
Qui Pureza dos crentes..........................................Hb.12:14
Sex. Amor e comunhão...........................................Jo.13:34-35

Objetivo da lição: Demonstrar a importância do zelo na preparação individual.

Introdução:
O capítulo 12 da 1º epístola aos Corintios, apresenta os dons como recursos disponíveis à Igreja e a estimula a buscá-los. O capítulo 14 objetiva regulamentar o exercício dos dons. Em Paulo, vemos um profundo zelo pelas coisas espirituais. O crente de hoje deve imitá-lo, assim como Ele foi um grande imitador de Cristo (1Co.11:1-2).
O dicionário define zelo como sendo: dedicação, cuidado,pontualidade e diligência no serviço, vivacidade e energia a serviço de Deus. Nesta lição será estudado sobre o zelo na preparação individual, o que ajudará a muitos se colocarem à disposição de Deus para serem Seus Instrumentos. Antes de se iniciar o estudo é necessário uma conscientização de que nada substituirá o valor dos dons espirituais na Igreja.
Não adianta ter belos templos, programas de rádio,televisão, bacharéis em teologia, automóveis, literatura à disposição para o trabalho na Igreja, se não tivermos a unção do Espírito Santo. Nenhuma dessas coisas úteis e boas poderá substituir os dons espirituais!
Antes de pedir os dons, cada crente deve indagar-se: Como posso melhorar a mim mesmo, de modo que a minha utilidade para com os outros vá crescendo?

Exposição:
1.Que tipo de ambição deve ter aquele que deseja os dons espirituais?
“Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.” (1Co.14:12).
Ambição santa. Toda pessoa que deseja os dons deve libertar-se de uma ambição egocêntrica e revestir-se de uma ambição santa. Esta permitirá que o crente não vise a exaltação pessoal, mas a edificação da Igreja. A concessão dos dons espirituais objetiva manifestar o poder de Deus no homem redimido para edificação do Corpo de Cristo e nunca elevar um membro mais do que o outro. Salomão adverte contra a altivez. (Pv.16:18). Há grande perigo em se canalizar a glória para si, podendo prejudicar a espiritualidade, pois o poder e a glória a Deus pertencem. (Mt.6:13).

2.Que outro fator é importante para o despertamento dos dons?
Não apagar o Espírito. (1Ts.5:19).

3.Que é preciso existir para se receber os dons?
Desejo ardente. (1Rs.3:5,9,10; 2Rs.2:9-10). Em Salomão vemos um espírito voluntário, o desejo de servir a uma causa, julgar o povo e, prudentemente discernir entre o bem e o mal. Por isso alimentou ardentemente o desejo de ser sábio. Em Eliseu fervia a aspiração por uma vida plena do Espírito Santo: “que haja porção dobrada do teu Espírito em mim”. Esse mesmo desejo ardente é que deve existir em cada membro do Corpo de Cristo.

4.Sendo a espiritualidade fator de relevância, como consegui-la?
Muitos, a fim de se tornarem espirituais começaram a buscar os dons espirituais, não sendo este o caminho certo. Primeiramente deve-se buscar o desenvolvimento espiritual: antes, é preciso uma preparação para receber os dons com mais consistência e maturidade. Pode ser adquirida (pela oração (At.1:14); pela meditação (1Tm.4:15); estudo, treinamento do pensamento nas coisas espirituais (Jo.5:39);viver em amor (Ef.5:2).

5.Qual é o elemento essencial para se receber os Dons?
(Hb.11:1-6) A fé é o meio pelo qual somos favorecidos por Deus; é uma atitude que LHE agrada. Toda petição deve estar apoiada na fé.

6.Para que o crente possa ser um instrumento de Deus, o que precisa ter?
Humildade: (Mq.6:8; 2Co.3:5; Tg.4:6). A humildade torna o homem mais reverente e dependente da ajuda divina. Moisés sentiu-se sem recursos próprios (Ex.3:10-12), mas Deus vendo sua humildade prometeu capacita-lo, estendendo-lhe a mão para efetuar operações de maravilhas. Cristo deu o exemplo em palavras e obras afirmando, que os que se humilham serão exaltados. Paulo também demonstrou humildade ao dizer “mas a nossa capacidade vem de Deus” (2Co.3:5).

7. Quais outras características deve possuir a pessoa que ardentemente deseja receber os dons espirituais?
Obediência: (At.5:32). A obediência é uma característica indispensável para que o Espírito Santo opere na vida do crente.
Submissão à vontade divina: A atitude do crente, deve ser não o que ele quer, mas o que Deus quiser. A ambição carnal é querer coisas extraordinárias para impressionar, para ser visto, mas Deus é sábio, pode decidir-se por outro.
A pureza: A Bíblia traz exemplos de homens que tiveram interrompido o contato com Deus devido a falta de pureza (Jz.16:20). A Santidade de Deus exige pureza dos crentes (Hb.12:14). O profeta Isaias foi comissionado para o ministério profético somente depois de purificado. Se o crente conservar os seus vestidos alvos nunca faltará o óleo sobre a sua cabeça (Ec.9:8).

Conclusão:
Subindo os degraus aqui sugeridos: ambição santa, desejo ardente, espiritualidade, fé, humildade, obediência, submissão à vontade divina e pureza, poderá o irmão apresentar uma vida apta para o exercício dos dons espirituais, de acordo com os padrões divinos. O Senhor o convida para subir estes degraus. Aceite o convite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário