sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Lição n.01 O Ministério no Novo Testamento

Lição n. 01
O MINISTÉRIO NO NOVO TESTAMENTO
leitura bíblica- Mateus 20:20-28

Estudo Diário
Dom: Função ministerial é um dom..........1Co.12:28
Seg. Deveres do pastor e do diácono........1Tm.3:1-11
Ter. Direitos do obreiro............................1Tm.5:17-20
Qua. O pastor e a família..........................1Tm.3:4,5,12
Qui. O povo escolhe os seus líderes...........At.6:1-6;14:23
Sex. Não há obreiro superior a outro.......Mt.20:25-27

Objetivo da Lição; Mostrar que não pode haver maioral entre os componentes do ministério. Tal ensino é de Roma.



Introdução::
O bispo, como pastor, tem a responsabilidade de ver que o serviço de outras pessoas seja bem feito. Não se encontra no Novo Testamento qualquer posição superior entre os obreiros cristãos. Em virtude da sua relação íntima com Cristo e das instruções que receberam diretamente dEle, os doze ocuparam uma posição especial nas organizações eclesiásticas, como se vê nos estudos das igrejas, segundo o livro de Atos (caps. 1.6.11.15) e em vários outros lugares da Bíblia. (Note bem, somente os doze). Não se encontra no Novo Testamento o uso do vocábulo bispo no sentido de um oficial eclesiástico que tem autoridade sobre outros ministros do evangelho. Pastor, evangelista, mestre, presbítero e bispo, são termos que se referem às funções (dons espirituais) dos mensageiros de Deus, sem a mínima indicação de que qualquer um destes tivesse autoridade eclesiástica sobre qualquer outro. Portanto, o pastor, quando superintendente, administra, está realizando a tarefa de bispo. O bispo é o organizador, diretor e presidente dos membros da Igreja. Na carta a Tito, Paulo, orientando-o sobre a ordenação de presbíteros, chama-os de bispos (Tt. 1:5-7). Estes textos, provam sobejamente, esta verdade: há três títulos, porém um só ofício. Nada de um líder principal!

Exposição::
1-Quantas ordenações ministeriais havia na Igreja? - Ler Fp.1:1 –

2-Os termos, presbíteros, bispos e anciãos, são categorias de oficiais?
Não há três categorias de oficiais, como ensinam algumas denominações. Os três títulos expressam, sim, idéias bíblicas do ministério e suas funções.” No Novo Testamento, os três títulos, (heb.ancião; gr. Presbítero; latim bispo), são usados indistintamente para o cargo de pastor. Isto se explica pelo fato de que havia cristãos entre os judeus, gregos e romanos. Assim aconteceu até o ano 150 D.C. quando pela primeira vez, os presbíteros eram subordinados aos bispos.” “A Bíblica usa três palavras para descrever os homens que cuidam do rebanho de Deus. Presbítero...bispo e pastor...estas não eram três posições distintas, mas três palavras usadas para descrever os mesmos homens (veja Atos 20:17-28 . 1Pedro 5:1).“ Nas igrejas do primeiro século, havia em cada uma delas, uma pluralidade de anciãos (presbíteros), cujas funções eram equivalentes (Atos 14:23). Estes anciãos eram também chamados de pastores (Efésios 4:11) e bispos (Filipenses 1:1 ; Tito 1:5-7). A autoridade deles não ultrapassava os limites da igreja local.
Jesus Cristo era o único Bispo, o Supremo Pastor sobre todas as igrejas (1Pedro 5:4).”

3-“A partir de quando o presbítero passou a ser subordinado ao bispo?
No segundo e terceiro séculos foi-se desenvolvendo a idéia de um posto congregacional separado e acima do pastor. O ocupante do cargo mais elevado se chamava bispo, em sentido diferente do nome usado nas escrituras (Tito 1:5-7 ; 1Pedro 5:1-4), para designar todos os anciãos. Mais tarde, foi feita outra adaptação na organização das igrejass, e o bispo tornou-se o chefe de diversas igrejas compreendidas numa determinada zona. Por exemplo, o bispo da igreja de Antioquia estava acima da autoridade do pastor de qualquer igreja situada na área dessa cidade.”

4-Reconhece o catolicismo, ser a hierarquia no ministério, ensino dele?
Sim,”A organização da hierarquia da Igreja foi lenta. No começo do cristianismo, havia apenas os padres ou presbíteros, encarregados da parte material. Depois surgiram os bispos (vigilantes), com a missão de vigiar a integridade da doutrina e a prática do culto. Os fiéis escolhiam os padres e os diáconos: estes escolhiam os bispos, que depois eram aprovados pelos fiéis, por aclamação. Já no fim do século I, notava-se uma grande separação entre os membros do clero e os fiéis, o que não acontecia nas origens da Igreja...Com a expansão do Cristianismo, a Igreja adotou como modelo de sua administração a própria organização do Império Romano. A unidade principal da administração era a província. O bispo mandava na província. Para ajuda-lo na administração e nas funções sacerdotais, indicava diáconos e padres...Os bispos adotaram o costume de continuar sua eleição pela aprovação dos demais bispos. O bispo da capital da capital era chamado metropolitano;e os bispos das grandes cidades do Império como Alexandria, Jerusalém, Antioquia e Constantinopla, eram chamados de patriarcas.O bispo de Roma sucessor de São Pedro, passou a ter primazia sobre todos os demais bispos. É o papa, chefe da Igreja”.

5-De que forma alguém alcançava o ministério de presbítero?
“É, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros...” (Atos 14:23 ; 15:22). Os anciãos, presbíteros ou bispos das igrejas primitivas eram moderadores ou pastores, escolhidos segundo o costume da sinagoga. Acredita-se que, desde o princípio, fossem eleitos pelo povo e, depois de aprovados pelos apóstolos, eram empossados com oração e imposição de mãos”.

6-De que forma alguém alcançava o ministério de diácono?
“Irmãos, escolhei dentre vós...e elegeram...”(Atos 6:1-6). Assim ensina a Palavra.

7-Ensinou Jesus que precisava existir uma hierarquia entre os discípulos?
NÃO. (Mateus 20:25-27)

8-Havia diaconista na Igreja?
“Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa (gr.diákonon) da igreja de Ceneréia” (Romano 16:1-2). Febe ministrava aos pobres, aos enfermos e aos necessitados, além de prestar assistência a missionários tais como Paulo. Este capítulo indica que, as mulheres prestavam serviços relevantes às Igrejas. E hoje, não há mais essas irmãs?

Conclusão:
Todos estes comentários e depoimentos, mostram que a Igreja primitiva tinha uma organização ministerial bem simples. A criação de cargos ou postos acima do pastor local foi fruto direto da apostasia e culminou com a formação do papado!- “SAI DELA POVO MEU”(Apocalipse 18:4).
-Divulgue esta lição. Outros também precisam identificar o vinho da Babilônia. Senão, como irão se libertar dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário