sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Lição n.02 A Igreja de Deus.

Leitura Bíblica – Efésios 2:11-22

Estudo Diário
Dom. A origem da Igreja........Mt.16-18
Seg. A descrição da Igreja.....IPe.2:9-10
Ter. A natureza da Igreja....ICo.12:1-27
Qua. A missão da Igreja........At.1:8
Qui. A vida da Igreja............Cl.3:1-17
Sex. A esperança da Igreja...1Ts.5:1-11

Objetivo da Lição; Estudar sobre a origem da Igreja e a necessidade de se ingressar nela.

Introdução:
Para que houvesse a possibilidade da salvação em massa dos povos, se tornou necessário uma reforma na estrutura do judaísmo: a restauração do Tabernáculo de Davi que estava caído. Os judeus sempre mantiveram separados dos gentios e irredutíveis nesse aspecto. Isso, todavia, não significava que eles estivessem espiritualmente melhor. Ao contrário, se achavam cheios de tradições que mais os separavam de Deus. Com a primeira vinda de Cristo, a reforma era chegada. Com a Sua morte, o sistema provisório levítico chegou ao fim e uma Nova Aliança entrava em vigor. A partir de então, entrou em vigência o sistema ou sacerdócio de Melquisedeque, com um novo Sumo Sacerdote, não mais da tribo de Levi, mas de Judá. O verdadeiro ocupou o lugar do simbólico. Cristo, o Cordeiro de Deus, tinha sido sacrificado e já nada mais valiam os sacrifícios de animais. Agora sim, com a Igreja, se tornou possível a salvação e integração dos gentios na Comunidade de Israel. A Igreja, formada a princípio por judeus e posteriormente pelos gentios, se tornou o canal de Deus para a salvação de todos os homens arrependidos.

Eposição:
1-O que é comparada a Igreja? Ela é uma organização ou um organismo?
A igreja não é uma organização comum e secular, à qual a pessoa se agrega como sócio. A Igreja é sim, um organismo vivo, semelhante ao corpo humano, composta de pessoas arrependidas e convertidas. Membros isolados e igrejas locais espalhadas pelo mundo, formam o Corpo de Cristo. Nesse sentido, o vocábulo igreja é universal. Portanto a igreja é comparada ao corpo humano, do qual nós, os crentes somos membros e do qual Cristo é a única Cabeça. Chefe, Líder e Dono (1Co.12:27-31: Ef.1:22-23; Cl. 1:18,24).

2-Que foi necessário acontecer para que pessoas de todas as partes da Terra pudessem fazer parte da Igreja?
Romanos 11:15-24. Os primeiros integrantes da Igreja nascente foram os judeus. Foi necessário que alguns dos ramos naturais da oliveira (Israel) fossem quebrados para que os gentios pudessem ser enxertados no lugar deles. Contudo, aos crentes gentílicos foi recomendado para não esquecer que a raiz original era judaica (em Abraão), e que não têm de que se orgulhar, pois, a raiz, não israelita, é quem sustenta os gentios e não os gentios sustenta a raiz.

3-Seria a Igreja uma nova entidade?
Não. Alguns advogam a idéia de que o Cristianismo foi e é um movimento estranho ao judaísimo, mas não é. A reedificação do Tabernáculo de Davi, nada mais foi que a inauguração do Novo Concerto, sendo a Igreja o lugar para onde as pessoas de qualquer parte da Terra devem se agregar. (At.15:14-17; At. 2:47).

4-Sobre o que a Igreja esta firmada?
A Igreja está firmada sobre o duplo fundamento, dos profetas (V.T.) e dos apóstolos (N.T.- Ef. 2:20).

5- Que profecias anunciaram a nova ordem sacerdotal e a conversão dos gentios?
“O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquesedeque” (Sl. 110:4; Am. 9:11-12).

6-Que era necessário acontecer para unir os filhos de Deus dispersos?
“Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação, e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos.”(Jo. 11:51-52)
O Corpo no qual forma agregados todos os convertidos, é a Igreja de Deus, a coluna e firmeza da verdade e que tem por cabeça, Cristo. Ver também (Ef. 2:16; 1:22-23; 5:23; Cl. 1:18;24).

7-Que promessas herdam os gentios, incorporados ao reestruturado Tabernáculo de Davi?
“Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.”(Rm. 4:13)
“Dessorte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiro segundo a promessa.”(Gl.3:28-29). Os gentios não irão herdar uma nova promessa, por exemplo, o Céu. Se somos de Cristo e pertencemos ao Corpo, herdaremos somente o que foi prometido ao nosso pai Abraão e nada mais. Não temos uma promessa em particular.

8-Que nome foi usado para identificar aqueles grupos de crentes nos dias apostólicos?
(At.20:28; 1Co.1:2; 10:32; 11:16,22; 15:9; 2Co.1:1; Gl.1:13; 1Ts.2:14; 2Ts.1:14;
1Tm.3:5,15). Em todos esses textos, Paulo denomina o conjunto de congregações locais nas cidades do Império Romano de “Igreja de Deus”. Esse é o nome pelo qual é chamado o organismo vivo composto por crentes convertidos.

9-Quando exatamente, a Nova Comunidade de Israel, a Igreja, teve origem?
A Igreja teve origem no momento em que Jesus disse:”Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt.16:18).
Sim, a Igreja é de Cristo e como Cristo não morre mais, a sua Igreja também permanecerá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário