sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O PAI NA EDUCAÇÃO DE FILHOS

Leitura bíblica – Provérbios 4:1-27

Estudo diário:
Dom. Deus edifica a família.......................Sl.127
Seg. A felicidade no lar..............................Sl.128
Ter. A geração dos justos...........................Sl.112
Qua. Filhos e pais.......................................Ef.6:1-4
Qui. Os benefícios da obediência...............Dt.11:8-25
Sex. A utilidade da bíblia..........................2Tm.3:14-17

Objetivo da lição: Ver quão importante é o pai na educação dos filhos.

Introdução:
Muito se houve por aí, que a criação dos filhos é coisa para mulher. Há um preconceito, um menosprezo quanto ao papel de instruir e orientar crianças. Pais cansados, saem de madrugada de casa, retornando só a noite, em busca do sustento da família, e assim, poucas vezes encontram os filhos acordados. Para piorar a situação, as mulheres também têm deixado o lar para trabalhar, e a educação dos filhos é passada para algum parente próximo (quando há), babás, ou empregadas, ou para escola (como se fosse obrigação dela). Pior ainda, muitas ficam sozinhas, a mercê da televisão e dos amigos da rua. Este é um problema sério e atual que merece nossa atenção não só como pais, mas também como sociedade.
Que tipo de pessoas estamos formando? Que ensinos e orientações estamos dando à futura geração para enfrentar os grandes desafios da vida? O que tornarão, depende em grande parte, daquilo que estão recebendo.
A família deve ser uma comunidade de ensino e aprendizado a respeito de Deus e da piedade. As crianças devem ser instruídas e encorajadas a usar essas instruções como base para sua vida.

Exposição:
1.Quem tem maior responsabilidade na educação dos filhos, o pai ou a mãe?
Exemplos mostram a grande influência que o exercício da paternidade tem sobre os filhos (tanto meninos, quanto meninas).
a) A ausência do pai, é um fator mais preponderante que a pobreza, na delinqüência juvenil;
b) Que os índices de criminalidade são maiores entre as crianças-adultos que foram criadas apenas por mulheres (segundo estudos realizados em 48 culturas em todo mundo);
c) A presença e a conversa do pai estimulam a criança a desempenhar-se melhor na escola;
d) A falta de intimidade com os pais é o fator comum nos casos de hipertensão, moléstias coronárias, tumores malignos, doença mental e suicídio;
e) As adolescentes que vivem em família sem o pai têm 60% mais probabilidade de praticar relação sexual pré-conjugal do que as que têm dois progenitores.
2) Como fazer para educar corretamente os filhos?
Coloque em prática os itens seguintes e verás o resultado final.
a).Comece na infância a dar ao filho tudo o que ele quer, deste modo ele crescerá crendo que o mundo é dele.
Receita de Deus:”Corrija os filhos enquanto eles têm idade para aprender; mas não os mate de pancadas” (Pv.19:18).
2).Quando ele fala palavrões ou conta piada sujas, dê risadas. Isto vai faze-lo sentir-se um engraçadinho. E futuramente ele fará coisas que irão decepcionar e embaraçar você.
Receita de Deus:”As pessoas corretas pensam antes de responder; as pessoas más respondem logo, porém as suas palavras causam problemas”Pv.15:28).
3).Nunca dê instrução espiritual até chegar aos 18 anos. Depois então, deixe que ele decida por conta própria.
Receita de Deus;”Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”(Pv.22:6).
4).Evite o uso da palavra “errado”. É capaz de desenvolver um complexo de culpa. Isso o condicionará a crê, quando adolescente, e quando for pego pela polícia por ter roubado um carro, que está sendo perseguido e que a sociedade está contra ele.
Receita de Deus:”Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo” (PV.13:24).
5).Em casa, faça tudo por ele: arrume seu quarto, guarde os sapatos e roupas jogadas; porque assim fazendo, ele terá a tendência de jogar todas as responsabilidades em cima dos outros.
Receita de Deus:”O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha” (Pv.10:5).
6).Deixe-o ler qualquer literatura que possa adquirir. Mas tome cuidado ao máximo, para que não apenas os talheres que ele usa estejam sempre limpos, enquanto a sua mente se alimenta de lixo.
Receita de Deus:”Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”Pv.4:23).
7).Briguem frequentemente entre si na presença do seu filho. Desta maneira o filho não ficará chocado quando o lar for destruído mais tarde.
Receita de Deus: “Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Até o estulto é homem de inteligência. Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio” (Pv.17:27-28).
8).Dê ao seu filho todo o dinheiro que ele deseja. Nunca o encoraje a conseguir seu próprio sustento. Por que ele tem de passar pelas coisas difíceis da vida como você passou?
Receita de Deus:”Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento” (Pv.24:30).
9).Satisfaça todos os seus desejos de conforto, comida e bebida. Providencie meios para que ele se agrade dos seus desejos sensuais. Negação dessas coisas pode trazer frustração prejudicial.
Receita de Deus: “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” Pv.29:15).
10).Defenda sempre seu filho, mesmo que ele esteja errado, na frente do vizinho, do professor, da policia...
Receita de Deus:”Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele” (Pv.28:4).
11).Não cumpra sua promessa em discipliná-lo por desobediência, porque assim ele pensa que não existe conseqüência para seu pecado ou desobediência (Pv.22:15).
Receita de Deus: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” (Pv.22:15).
12).Prepara-se para uma vida de dor, é bem possível tela.
Receita de Deus:”Grandemente se regozijará o pai do justo e quem gerar a um sábio nele se alegrará.Alegrem-se teu pai e sua mãe,e regozije-se a que te deu a luz. (Pv.23:24-25).
A diferença que o Pai faz – autores Josh Medowel e Norm Wakefield.

Para refletir: Que tipo de vida estamos vivendo diante de nossos filhos.

Um comentário: