segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quem são os 144 mil e a Oliveira em que fomos enxertados?

OS 144.000 SELADOS E O VERDADEIRO ISRAEL DE DEUS

Muito se escreve e se prega referente ao povo elegido de Deus, mas muitas vezes não se tem posto bases bíblicas para saber qual é este povo. O fato de que uma igreja, qualquer que seja, diga que é o povo de Deus, sem mais demonstração que o seu fundador ou ministros ensinam, não é uma razão convincente; é mais uma pretensão que pode estar equivocada.

Atualmente há muitas igrejas que têm cinco ou cem anos de existência, mas todas elas se dividiram de outras, tem homem que examina a Bíblia e com ajuda de alguma concordância encontra algumas passagens que lhe anima seu espírito para pregar, e este, depois de tudo, forma um grupo de pessoas, e agora tanto ele como o grupo sustenta que é a verdadeira igreja, pregando unicamente a salvação e o arrependimento mas sem saber e desprezando as condições de onde vem a verdadeira salvação e como é o verdadeiro arrependimento.

Em conseqüência, facilmente se vê que estas igrejas novas não têm as virtudes do Espírito Santo, porque não é a igreja primitiva, nem tampouco é a igreja que padeceu a tremenda perseguição no tempo dos imperadores romanos.

Mas a palavra de Deus que e infalível, nos está ensinando com caracteres visível que o Deus do céu tem particularmente um povo, ou seja a igreja pela qual Cristo derramou seu sangue e a constituiu fiel depositária da sua doutrina e de seus dons. Isto é claro entender porque desde que Cristo começou seu ministério até que ascendeu aos céus, instruiu os apóstolos para que continuassem dirigindo a sua Igreja.

Qual é o fundamento que nos sustenta para pensar desta maneira? É o povo judeu o verdadeiro povo de Deus? É os gentios o povo de Deus? Quem forma a igreja comprada pelo grande sacrifício de Cristo? Veja o sentido desta passagem: "Não vos torneis causa de tropeço nem a judeu, nem a gregos,nem a igreja de Deus" (1º Cor 10:32). Por esta passagem concluímos que a Igreja de Deus não são os judeus, muito menos os gentios, como se trata de ensinar nos tempos modernos.

É necessário, antes de tudo, ter em mente os términos "Igreja de Deus", "a verdadeira Oliveira" e "o Israel de Deus", são similares. Já vimos em 1º Cor 10:32, que a Igreja de Deus não são os judeus, nem tampouco os gentios, e sim a família de Deus aqui na terra, e esta família leva o nome do Pai de nosso Senhor Jesus cristo (Efésios 3:14,15) cujo nome, como está escrito em Amós 4:13 e 5:27, é Deus.

Este é o povo, a igreja que Paulo perseguia antes de sua conversão a ela, a única a quem ele mesmo dirige todas suas admoestações e os mandamentos do Senhor (consulte as seguintes citações: Gálatas 1:13; 1º Corintios 1:2, 3; 2º Corintios 1:1; 1 Timoteo 3:15; 1º Corintios 14:37, etc.).

Não podíamos nunca deixar passar por alto que "Cristo Jesus veio ao mundo para buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19:10). Pois aquele que se havia perdido não eram os gentios, "Sim as ovelhas perdidas da casa de Israel " (Mateus10:5,6).

Recordemos o momento quando uma mulher Cananéia chegou perto de Cristo dizendo: "Senhor, filho de Davi, tem misericórdia de mim; minha filha esta horrivelmente atormentada pelo demônio", e respondeu Jesus: "Não sou enviado senão para as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 15:25,24). Uma vez mais temos aqui a confirmação de que a Igreja de Deus não são os judeus nem os gentios, e sim as ovelhas que estavam perdidas da Casa de Israel. Estas ovelhas perdidas formaram "a eleição da graça" que nos fala o apóstolo Paulo em Romanos 11:5-8: "Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou, e os mais foram endurecidos, como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje.".

Esta eleição é os mesmos "144,000" sinalados de todas as tribos de Israel (Apoc 7). Quando Cristo foi desprezado pelos seus, estes não aceitaram como seu Salvador. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, (João 1:11-13).

Estes cento e quarenta e quatro mil são as primícias que nos fala Apocalipses: "E cantavam um cântico novo diante do trono, e diante dos quatros seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil, aqueles que foram comprados da terra. Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.” (Apocalipse14:3,4) “E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel:” (Apocalipse 7:4).

Nesta forma vimos que esta “eleição da graça”, forma a "Oliveira Verdadeira", na qual os gentios, sendo aceitos, são enxertados nela. Jesus mesmo, ao pregar para aqueles judeus incrédulos, falava: "...Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou." (João 8:38-42). Notemos pois, que entre todos os israelitas que havia nos dias de Jesus, se distingue facilmente uma porção, a qual o apóstolo Paulo chama "a eleição da graça", que são filhos de Abraão. "Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência." (Romanos 9:6-8).

Então está esclarecido o que Paulo disse. Somente os que creram em Cristo dos filhos de Israel forma a Boa Oliveira, porque estes são filhos de Abraão. Outra vez ao testemunhar disse: "E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." (Gálatas 3.29).
Paulo segue descrevendo este quadro na seguinte forma (falando dos judeus incrédulos): “Logo, pergunto: Porventura tropeçaram de modo que caíssem? De maneira nenhuma, antes pelo seu tropeço veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme;" (Romanos 11:11, 17-20).

O apóstolo inteligentemente está esclarecendo que os gentios sendo a Oliveira brava, tem sido enxertados na Boa Oliveira, exatamente na Igreja de Deus, formada primitivamente por 144,000 israelitas que foram a eleição da graça. E todavia o apóstolo nos faz a seguinte recordação: " Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens, estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo." (Efésios 2:11,12).
Finalmente queremos deixar uma pergunta para que seja respondida conscientemente e com o coração aberto. Todos os grupos religiosos de nossos dias, sejam qual for o nome, pretendendo ser o que pretendam, estão enxertados na oliveira verdadeira? Estão fazendo de acordo as obras de Abraão (Gênesis 26:5) e são na verdade a semente de bênçãos? Recorde que para ser o verdadeiro povo de Deus tem que estar imprescendivilmente enxertado na oliveira verdadeira, que é o Israel de Deus. De outra maneira está fora da República de Israel e vive sem Deus e sem esperança neste mundo.Os ramos naturais foram quebrados, e não é remoto que isto aconteça aos gentios, que forma a verdadeira Igreja de Deus. Quantos inquietadores que há por todos os lados, que prometem salvação vivendo eles em completa corrupção, por isto o apóstolo Paulo nos admoesta na seguinte forma: “Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si." (Romanos 16:17; Atos 20:30).

"Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa. Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho."

Evangelista Flavio (Tomado de El Abogado de la Biblia, Agosto 1958).

Um comentário:

  1. se tem um asunto na biblia que eu nunca entri de cabeça e este dos 144 mil mas vou salva-lo no pc e estudar com cuidade

    ResponderExcluir