quinta-feira, 3 de março de 2011

O Dizimo na escritura sagrada

DÍZIMOS A LUZ DAS ESCRITURAS

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. (Romanos 1:25)

Nesse estudo, Traremos os elementos bíblicos necessários para a compreensão do contexto bíblico referente a dízimos, de forma que o ouvinte poderá analisar ter a sua própria conclusão.

Reconheço que esse assunto foi tão manipulado por bastante tempo, que muitos pastores também foram vítimas desse engano. O objetivo dessa palavra é estimular o povo de Deus, junto a seus líderes, a comprometer-se com a verdade do que diz as escrituras.

Jesus mesmo diz em (Marcos 7:7) - Em vão, porém, me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

Ou seja, quando uma pessoa pratica uma doutrina que não tem coerência bíblica, não faz segundo as Escrituras, essa adoração, esse serviço prestado é em vão, é inútil.

Nossa crença não pode ser fantasiosa, ou artificial, inventada por homens, e sim conforme as Escrituras. Como em: (II Pedro 1:16) Seguindo fábulas artificialmente compostas. Ou seja, seguindo a falsificação do que é verdade, parece com a verdade, mas não é. Ex: Uma cédula falsa, só é falsa porque parece muito com a verdadeira, se não parecer não vai enganar ninguém.

Vamos primeiro entender como esse engano, referente ao dízimo começou.

No período feudal, a Igreja Católica, criou chamado Tostão de Pedro ou dízimo: 10% da produção do servo era pago à Igreja, utilizado para a manutenção da capela local; (isso você pode conferir na Wikipédia, ou em alguma literatura sobre feudalismo).

Essa prática teve continuação nos dias atuais, eminentemente através de Igrejas Protestantes, numa nova contextualização.

Hoje a estrutura do cristianismo está, em sua maioria, baseada sobre uma coleta sistemática de 10% dos ganhos de salários dos seus adeptos, alegando ser isso a obediência a Sagradas Escrituras, ao mandamento referente ao dizimo. Fazendo interpretar que o cristão quando entrega 10% dos seus ganhos em uma Igreja, estará cumprindo essa ordem do Dízimo e que caso desobedeça estará amaldiçoado e será vítima do devorador, no tão falado e Malaquias 3.

(Malaquias 3:10)
- Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Agora vamos ver os textos necessários para contextualizar Malaquias 3

São textos normalmente omitidos nas pregações sobre dízimos.

Quem dava o dízimo / O que era o Dizimo/ e qual era o destino do dízimo.

(Números 18:20) - Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel. (24) - Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.(26) - Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos dízimos. (28) - Assim também oferecereis ao SENHOR uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do SENHOR a Arão, o sacerdote.

Então pelo fato dos Levitas cuidarem da tenda da congregação, não tiveram herança de terras, então eles recebiam os dízimos dos outros irmãos, então Moisés dia para os filhos de Israel:

(Deuteronômio 14:22) – Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. (23) – E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias. (24) – E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado; (25) – Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus; (26) – E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; (29) – Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.


(Levítico 27:32) - No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.

No verso (34) finaliza dizendo: Estes são os mandamentos que o SENHOR ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.

Esse texto do NT deixa mais claro ainda quem tinha obrigação de dar o dizimo

(Hebreus 7:5) - E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.

Agora sabemos quem recebeu o mandamento de entregar o Dizimo; o que era esse dízimo e qual o destino desse dízimo.

Os Filhos de Israel, que tinham as terras, receberam a ordem de entregar aos seus irmãos os levitas, os dízimos que eram produtos da terra (não era dinheiro, vimos que se o caminho fosse longe era para vender, viajar com o dinheiro e lá perto comprar novamente os produtos).

Ao receber os dízimos, os Levitas apresentava ao SENHOR e compartilhavam com os necessitados e também utilizavam para os sacrifícios no Templo.

Já podemos então, voltar para entender o que o profeta Malaquias estava falando. Quem estava realmente roubando a Deus, porque trazer de volta os dízimos a casa do tesouro, quem é o devorador e o que ele tem a ver na historia.

(Malaquias 3:3) - E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça. (4) - E a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos. (5) - E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos. (6) - Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó (Israel), não sois consumidos.

Até aqui, vemos que Deus quer tratar algo com os filhos de Levi, os levitas que recebiam os dízimos dos seus irmãos os filhos de Israel e tinha que repartir com os órfãos, as viúvas, os assalariados, e os estrangeiros.

(Malaquias 3:7) - Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? (8) - Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. (9) - Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

Com quem o profeta estava falando isso?

Com os que entregavam o dízimo ou com os filhos de Levi que recebiam? A resposta está no verso 3 “purificará os filhos de Levi” pois esses eram os responsáveis por levar os dízimos recolhidos para apresentar ao SENHOR.

Mas como eles estariam roubando?

Ao defraudar, ou privar o direito dos necessitados. Estariam os levitas roubando dos necessitados o que era de direito, pois esse chamado terceiro dízimo era dos necessitados. Diz em (Provérbios 19:17) - Ao SENHOR empresta o que oferta ao pobre, ele lhe pagará o seu benefício. Isso significa que se ofertássemos ao necessitado estaríamos fazendo esse bem a Deus, e se roubássemos o necessitado estaríamos fazendo esse mal a Deus.

Assim começa a ter sentido a expressão “roubar a Deus”. É estranho entender que alguém pode está roubando pelo fato de não dar os 10% do seu próprio bem.

Então os Levitas estavam roubando os dízimos que seriam para os necessitados, por isso eles estavam amaldiçoados e Deus Fala através do profeta Malaquias para que os levitas fossem purificados e Deus abençoasse.

Para isso, os Levitas teriam que concertar o erro e trazendo de volta os dízimos para o lugar onde eles comiam (porque dízimo é comida).

(Malaquias 3:10) - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento (comida) na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. (11) - E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

Deus estava prometendo que se os Levitas se arrependessem e trouxesse de volta os dízimos para o lugar de onde foi tirado, que Ele traria abastança nas terras, e os dízimos seriam fastuosos. E assim, para que as colheitas fossem fartas, Deus mesmo, repreenderia o devorador. (que é apenas um tipo de inseto que destrói as plantações (Lv 11:22) - Dos insetos comereis estes: a locusta, o gafanhoto devorador, o grilo e o gafanhoto)

Esse foi o dízimo instituído como mandamento, através de Moisés para os Filhos de Israel. Se fossemos trazer isso para nossa realidade seria bastante diferente do que é praticado hoje. Os sacerdotes, na pessoa do pastor, não teriam posses, seriam apenas sustentados em suas necessidades básicas; Também não haveria necessitados na igreja, pois o dízimo seria repartido com eles. No entanto, são os pobres que sustentam o sistema religioso atual.

Já vimos que:

1. Dizimo sempre foi comida, apesar de já existir dinheiro;

2. O Dizimo foi instituído como mandamento por Moisés aos filhos de Israel, no proposito de Sustentar os Levitas, fazer os sacrifícios no Templo e atender os necessitados;

3. Vimos também que os Levitas estavam desviando esses dízimos e o profeta Malaquias é usado por Deus para exorta-los

4. A condição para os Levitas se achegarem novamente a Deus seria devolver os dízimos que eles tinham desviado.

Agora citarei outros textos, além do que lemos em DT14, que confirmam que já existiam dinheiro e até assalariados e nunca foi mencionado o dízimo em forma de salário ou dinheiro.

Na Bíblia eletrônica podemos encontrar 136 referências com a palavra dinheiro; 24 salário ou assalariado; 22 a palavra moeda e 80 a palavra Siclo de prata que era a moeda mais antiga.

Vamos ver alguns textos que mostram que já havia dinheiro:

(Gênesis 17:12) - O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.

(Atos 8:20) - Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois achastes que o dom de Deus se alcança por dinheiro.

Existia salário, banco, juros e inflação claro que não bancos como hoje, mas Jesus fala na parábola dos talentos: “Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?” (Lucas 19:23).

(Ageu 1:6) - Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.

E vemos também (Lucas 10:7) - ...digno é o obreiro de seu salário.

Mas então como pagar o obreiro, como fazer a manutenção do prédio da Igreja, e agua, luz telefone etc? Vejamos como isso acontecia para no Templo:

(Êxodo 30:12) - Quando fizeres a contagem dos filhos de Israel, conforme a sua soma, cada um deles dará ao SENHOR o resgate da sua alma, quando os contares; para que não haja entre eles praga alguma, quando os contares. (13) - Todo aquele que passar pelo arrolamento dará isto: a metade de um siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); a metade de um siclo é a oferta ao SENHOR.

Essa era uma espécie de taxa que era destinada a manutenção do Templo e em caso de um reparo maior, podemos ver em

(II Reis 12:4) - E disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas santas que se trouxer à casa do SENHOR, a saber, o dinheiro daquele que passa o arrolamento, o dinheiro de cada uma das pessoas, segundo a sua avaliação, e todo o dinheiro que trouxer cada um voluntariamente para a casa do SENHOR, (5) - Os sacerdotes o recebam, cada um dos seus conhecidos; e eles mesmos reparem as fendas da casa, toda a fenda que se achar nela.

Observe, o povo levava o dinheiro voluntariamente segundo sua avaliação. Não era 10% do salário, ainda que o valor fosse maior fosse maior.

(6) - Sucedeu, porém, que, no ano vinte e três do rei Joás, os sacerdotes ainda não tinham reparado as fendas da casa. (7) - Então o rei Joás chamou o sacerdote Joiada e os mais sacerdotes, e lhes disse: Por que não reparais as fendas da casa? Agora, pois, não tomeis mais dinheiro de vossos conhecidos, mas entregai-o para o reparo das fendas da casa. (8) - E consentiram os sacerdotes em não tomarem mais dinheiro do povo, e em não repararem as fendas da casa.

Então observamos aqui que o Rei Joás questiona o Sacerdote Joiada porque ele estava recebendo o dinheiro, ele mesmo estava reparando as fendas ao invés de contratar obreiros e o que tinha sido arrecadado era suficiente para paga-los, então ele manda pagar aos obreiros e suspender a arrecadações, pois perdia tempo arrecadando.

(9) - Porém o sacerdote Joiada tomou um cofre e fez um buraco na tampa (foi quando surgiu o gazofilácio); e a pôs ao pé do altar, à mão direita dos que entravam na casa do SENHOR; e os sacerdotes que guardavam a entrada da porta punham ali todo o dinheiro que se trazia à casa do SENHOR. (10) - Sucedeu que, vendo eles que já havia muito dinheiro no cofre, o escrivão do rei subia com o sumo sacerdote, e contavam e ensacavam o dinheiro que se achava na casa do SENHOR. (11) - E o dinheiro, depois de pesado, davam nas mãos dos que faziam a obra, que tinham a seu cargo a casa do SENHOR e eles o distribuíam aos carpinteiros e aos edificadores que reparavam a casa do SENHOR. (12) - Como também aos pedreiros e aos cabouqueiros; e para se comprar madeira e pedras de cantaria para repararem as fendas da casa do SENHOR, e para tudo quanto era necessário para reparar a casa. (15) - Também não pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque procediam com fidelidade.

Então o rei Joiada inventou o Gazofilácio, para dinamizar o processo, fez a contagem do dinheiro pagou a quem era devido e pelo fato dos obreiros serem fieis, nem necessitava de prestação de contas.

Esse era o procedimento quando eventualmente precisava de reparos nas fendas. Assim que o valor era suficiente, interrompia a coleta. Muito diferente das campanhas de reformas das Igrejas que nunca acabam e das coletas continuas de 10% dos Salários dos fiéis.

Todos sabemos que somos Templo do Espírito Santo, porém é comum as pessoas chamarem o prédio da Igreja de Templo, como se tivéssemos em cada canto uma replica do Templo. Isso é engano!! O Templo foi destruído no ano 70. Cumprindo a profecia de Jesus que dizia: (Marcos 14:58) - “Nós ouvimos-lhe dizer: Eu derrubarei este templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens.”. Isso porque “...O Reino de Deus não vem com aparência exterior.” (Lucas 17:20).

Chamar de Templo o prédio da igreja e Altar a plataforma na Igreja e os músicos de levitas faz alusão ao ministério Levítico e provoca no psicológico uma responsabilidade maior em contribuir com a reforma do Templo etc. No entanto o ministério levítico teve fim.

Confira: (Hebreus 7:11) - De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquesedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (12) - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (17) - Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquesedeque. (18) - Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade.

Podemos afirmar então que: Além do dízimo serem produtos da terra, agropastoris e nunca dinheiro, estavam diretamente associado aos sacrifícios no Templo e Hoje esse Templo não existe mais e o sacerdócio levítico. Agora os verdadeiros adoradores adoram o Pai não só em Jerusalem como era no sacerdócio Levítico, mas em qualquer lugar, desde que o adore em Espírito e em verdade.

Outro argumento muito usado para incentivar a prática do dízimo é o exemplo de Abraão.

Mas Abraão deu o dizimo de Tudo!! E tudo é meu salário bruto, é minha casa ou carro que eu venha a vender... E somos filhos de Abraão, fazemos parte da aliança que Deus fez com Abraão.

Vamos então entender o que Abraão fez:

(Gênesis 14:20) - E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Mas o que é esse TUDO de Abraão.

(Gênesis 14:11) - E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se. (12) - Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se. (13) - Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão. (14) - Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã. (15) - E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco. (16) - E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.

Abrão havia montado uma estratégia para recuperar as pessoas, inclusive parente dele, além de todos os despojos que foram saqueados na guerra.

(Gênesis 14:18) - E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. (19) - E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; (20) - E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Abraão estava no território do Sacerdote do Altíssimo Melquisedeque, Rei de Salém, tinha acontecido uma guerra e roubaram os bens e sequestraram pessoas, dentre elas parentes de Abraão. Então Abraão monta uma estratégia e resgata as pessoas e os bens, então Melquesedeque abençoa Abraão e agradecido, Abraão oferta voluntariamente o dízimo de todos os despojos da guerra que ele resgatou. Vamos ver isso mais claro em (Hebreus 7:4) - Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.

Nem os bens particulares de Abraão foram ofertados como: seu gado, seu ouro e prata, mas somente os despojos, ou seja, TUDO que tinham tomado dos inimigos derrotados.

O Tudo que Abraão deu foi tudo que resgatou dessa guerra, ou seja os despojos e isso foi um evento único.

E o Dízimo de Tudo de Jacó?

(Gênesis 28:22) - E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Vamos ver os textos e entender o contexto

(Gênesis 27:41) - E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.(4) - E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão, e me detive lá até agora; (5) - E tenho bois e jumentos, ovelhas, e servos e servas; e enviei para o anunciar a meu senhor, para que ache graça em teus olhos. (6) - E os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: Fomos a teu irmão Esaú; e também ele vem para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele. (7) - Então Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos. (8) - Porque dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará.(13) - E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú.

(Gênesis 28:20) - E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; (21) - E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; (22) - E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Impulsionado pelo medo, Jacó oferece presentes a Esaú e faz um voto com Deus, ou seja, ele mesmo criou para si o compromisso de dar o dízimo de tudo que receber (que eram normalmente gado, ovelha...). E ofertaria ao Eterno a fim de não ser assassinado. Então ele mesmo comeu do dízimo em adoração ao Eterno, pois não havia a lei nem a Tenda da Congregação para ele oferecer.

Para Finalizar vamos entender porque Jesus autoriza que deem o dízimo, mesmo deixando claro também que se trata de produtos da terra:

(MT 23:23 e Lucas 11:42) - Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.

Jesus falou para continuar dando o dízimo, porque ainda estava em vigor o ministério levítico “o antigo concerto” que caiu quando Jesus estabeleceu a Nova Aliança na Cruz, (Hebreus 7:11) - De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquesedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?

Vejamos também:

(Mateus 8:2) - E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. (3) - E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. (4) - Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

No mesmo período que Jesus mandou continuar dizimando, Ele mandou o leproso curado apresentar a oferta que Moisés determinou em (Levítico 12:6) - E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote.

Por acaso alguém anda levando cordeiros pra holocausto e pombinho para expiação quando fica limpo de uma enfermidade?

Irmãos, fizemos toda uma abordagem bíblica sobre o que se pode encontrar a cerca de dízimos na Bíblia. Não encontramos respaldo para o que se é praticado hoje. Não seria problema algum contribuir com a instituição que de alguma maneira promove a proclamação do Evangelho, que traz alguma edificação a você e sua família, que tenha obras sociais etc. Desde que sejam ofertas voluntarias e que haja honestidade com as pessoas e compromisso com a verdade das Escrituras.

(II Pedro 2:1) - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

(II Pedro 2:2) - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.

por DANILO OLIVEIRA

danilolive@gmail.com

3 comentários:

  1. Shalom Flávio,

    Parabéns pelo o post. Temos a obrigação de pregar o verdadeiro evangelho ensinado por Yeshua (Jesus)que é a verdade que liberta.

    No Messias
    Giliardi Rodrigues

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  2. PArabéns Danilo pelo Estudo. Que o Eterno lhe continue dando sabedoria,.

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  3. É tá bem explicado a questão do dízimo

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