quarta-feira, 3 de agosto de 2011

UMA BREVE MEDITAÇÃO SOBRE O REINO DE DEUS


O Reino de Deus sobre a terra a fé dos primeiros Cristãos.


Os primeiros cristãos não alimentavam nenhuma idéia de irem morar no céu. Nem por 7 anos, nem mil ou eternamente.


A mensagem da igreja primitiva, quanto a esperança da ressurreição e um reino de paz e prosperidade sobre a terra, onde Israel cumprirá os propósitos de uma nação sacerdotal e abençoada, pela qual inicialmente havia sido criada. Hoje as religiões sincretizaram crenças pagãs de uma morada nos céus e excluem totalmente a nação de Israel nos planos de Deus ( Leia Salmos 89 e comprovará que as promessas são incondicionais ver também Jeremias 33:20-26 ).


Mesmo depois da partida e ascenção do Senhor Jesus Cristo ao Santíssimo lugar no céu, antes dela encontramos uma pergunta dos Apóstolos ao Senhor quanto a esperança deles.


Atos 1:6-7 6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe,
dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que
o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.



Nesta ocasião, Jesus reafirmou sua promessa aos seguidores, apenas não disse que deveriam estar preocupados quanto ao tempo, mas confirmou que a esperança deles estava certa. Imaginamos agora em nosso tempo em que as pessoas já nascem com uma idéia encutida na cabeça de irem morar no céu. Seria esta pergunta que fariam os Apóstolos se a esperança deles fosse de morar no céu?. Ou perguntariam a Jesus: quando iremos para o céu?
Estavam eles equivocados? Em perguntar quando restauraria o reino a Israel? Certamente que não estavam equivocados, porque bem sabemos pela Bíblia que Jesus aprovou a obra dos Apóstolos, e eram homens cheios do Espirito de Deus, não podiam manter uma posição equivocada quanto as promessas de galardão. É mais fácil dizer que hoje é necessária uma reflexão por parte das pessoas sinceras com respeito a este assunto de uma morada nos céus, e voltar o pensamento para as Escrituras Sagradas, buscando nela a resposta certa.



A História Eclesiástica fala da fé de um Milênio de Restauração ou QUILIANISMO dos primeiros cristãos, como até agora mantem a Igreja de Deus.



Vejamos:



Livro: A Nova História da Igreja Vol 1 -Pag. 100- Editora VOZES.

Autores: Jean Danielou e Henri Marrou

Tradução: Dom Paulo Evaristo Arns



Parte 1_ Das Origens até o Século III



"Um último elemento concerne a escatologia. É a expectativa da volta de Cristo e do estabelecimento de seu reino sobre a terra. Esta escatologia encerra diversos dados: a vinda de Cristo que aparece em todos autores; a ressurreição dos justos ou a primeira ressurreição ( Apoc 20,4; I Cor 15,23 ); a transfiguração dos santos ainda vivos ( I Tess 4,17); O reino messiânico ( Apoc 20,4). Tal reino é apresentado como devendo durar mil anos. A expressão, que figura Apocalipse (20,4), simboliza a vida paradisíaca, em que o homem teria vivido mil anos. Este simbolismo já era conhecido no judaísmo ( Livro de Jubileus 4,2; 23,27) e é reavivado pelos judeus-cristãos. É o caso de Pápias. O reino será interpretado num sentido muito material pelas correntes heterodoxas (Contra o Catolicismo Romano) como a de Cerinto. Na expressão da Parusia (Aparição) reaparece em numerosos autores, muito particularmente nos da Ásia ( Policarpo de Smirna), em torno de João e Filipe. ( Atos 8:16)"



OBS: Grifo em negrito meu. Em itálico: comentário também meu.



A Palavra dos Profetas falam deste reino na terra.


Jeremias 23:5 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a
Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e
praticará o juízo e a justiça na terra.

Veja Também Isaias cap 11:1-9 e Isaías cap 9

Este renovo e prometido da casa de Davi é o Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo confirma esta profecia aos apóstolos.


Mateus 19:27 e 28
27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos
tudo, e te seguimos; que receberemos?28 E Jesus disse-lhes: Em
verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração,
o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos
assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Neste episódio da vida de Jesus Cristo narrado no evangelho de Mateus, bem como também os outros evangelhos mostram claramente, que não existia uma mudança de propósito e promessas quanto a salvação.
Jamais coube na mente dos primeiros cristãos a idéia de ir para o céu, seja por um tempo ou mil anos. Eles sempre esperaram o cumprimento das promessas infalíveis de Deus pelos profetas, em resumo, de um reino sob o governo do Messias sobre a Casa de Israel na paz e prosperidade em toda a terra;. Livro de Salmos cap 72 faz a alusão profética da extensão deste Reino.


O Livro de Apocalipse confirma esta promessa de um reino sobre a
Terra;

Veja Apoc. 5:9-10
9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e
de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue
compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e
nação;

10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles
reinarão sobre a terra.

E o Reino nesta condição de Sacerdotes e reinando com Cristo em Apocalipse 20:6 por mil anos.

Mas alguém pode em sua mente dizer. Sim, o reino será sobre a terra, somente depois dos 1000 anos. Porém esta idéia vai esbarrar nas seguintes indagações Biblicas.

1. Onde podemos encontrar na Biblia a promessa de dois (02) retornos de Jesus Cristo sobre a Terra? A Biblia Fala que Jesus volta apenas segunda vez ( Veja Hebreus 9:27 e II Tim 4:1 ). NÃO ENCONTRAMOS EM NENHUM LUGAR DA BÍBLIA 2 (Dois) Regressos! Perguntamos isso porque forçosamente a pessoa que Advoga uma ida para o céu e depois do milenio voltar ou mesmo depois de 7anos, terá que admitir um retorno para Jesus se reunir e arrebatar a igreja e mais outro para vir a terra que no caso seria uma terceira vinda!

2. O Arrebatamento que menciona em I Tessalonicenses cap 5:17, não fala de ir para o céu, mais ao encontro do Senhor nas Nuvens e nos ares (dimensão terrestre). E o profeta Zacarias 14: 1-7 diz que o Senhor Jesus desce sobre o monte das Oliveiras! Os profetas são unânimes sobre o estabelecimento de um Reino sobre a Terra, no trono de Davi ( Salomos 89, Lucas 1:30-33, Atos 2:29 e 30).

3. A admissão de uma morada nos céus e terra vazia, não consegue explicar as promessas de animais ferozes que se tornam mansos sobre a terra como diz em Isaias cap11. Teriam que admitir recriação ou ressurreição de animais, ou que no céu tem animais! Absurdo isto não?

4. A crença de mora nos céus não consegue também responder o que faremos no céu, reinar sobre quem lá? Haja visue, o livro de Apocalipse menciona que seremos reis e sacerdotes. Então lá no céu, sobre quem seremos reis e sacerdotes? Sobre os anjos? Outro absurdo.

5. A Nova Jerusalem ao que encontramos em Apocalipse 21, desce do céu para encontrar com os santos na terra, portanto desce vazia. Se tivéssemos morando no céu, não deveria descer cheia dos santos? E atribuir a passagem de Zacarias 14:1-7 para o final do Milenio, não levaria a uma terrivel contradição, pois nestas passagens diz que a Jerusalém será saqueada e as mulheres violadas dentro dela. Como isto é possivel? E a mesma passagem não pode ser considerada um cumprimento do ano 70DC, quando Tito invadiu-a, porque vc encontra nos versos 4 ao 6 de ZAcarias 14, as pessoas da cidade fugindo pelo vale aberto ao fender o monte no toque dos pés do Senhor.



Temos muito mais a dizer, sobre por exemplo a tão usada passagem de João 14 pelos defensores da ida para o céu. Na próxima mensagem e oportunidade, e aos que se interessarem, podemos com propriedade e harmonia as promessa Biblicas explicar, e que portanto nesta passagem ( João 14) Jesus não prometeu levar ninguém para o céu, apenas que se não tivesse as moradas celestiais ele prepararia o lugar, porém, ele volta para os que estão aqui na terra, e esta morada, como já dizemos anteriormente vem dos céus para a terra.
Como dizemos na oração do Pai nosso; "Venha a nós teu reino.".. Não dizemos vamos ao teu reino. Sei que muitas indagações e dúvidas podem ainda existir na mente de quem sustêm a idéia de ir morar no céu, mas podemos claramente pelas Sagradas Escrituras esclarecer todas elas. Medite nestas coisas.



Maiores informações, escreva para meu email : http://br.groups.yahoo.com/group/principium/post?postID=i6O3924EeNmRUvCFcn8oL95JC3QEJ5oRjyiF_bF-1M2tO-ooXUry18HIBfP94KfYhtIKOf8brkP6new


Vosso serviçal no serviço do Senhor Jesus

Evangelista Flávio

Igreja de Deus (Do Sétimo dia) Congregacional

2 comentários:

  1. Evangelista, você acabou de dizer no texto que a nova Jerusalém vem do céu... e verdadeiramente os cristãos mortos estão no paraíso (Lc. 23:43), conhecido também como seio de Abraão (Lc. 16:23), declarado por Paulo, o terceiro céu.(2Co 12:2-4).

    ResponderExcluir