terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Perguntas e respostas Blog Adventista [Trindade]


Olá a tdos

Segue abaixo argumento colocado no Blog oficial dos adventistas a favor da trindade. Após este a nossa resposta, acompanhar logo abaixo;
Não sabemos se a resposta será publicado pelo órgão oficial do Blog Adventista (http://setimodia.wordpress.com/2012/02/27/e-book-perguntas-e-respostas-sobre-assuntos-de-interesse-da-igreja/#comment-40238) , pois sendo assim, colocamos aqui no nosso Blog para nossos leitores.
Ir. Flavio

##################################################################################

Rafael Genesis comentou em E-Book: Perguntas e Respostas sobre Assuntos de Interesse da Igreja.
em resposta a Blog Sétimo Dia:
Alguns sites da internet têm feito comentários negativos a respeito de pretensos problemas relacionados com a estrutura e administração da Igreja Adventista. Para discutir esses assuntos de forma amigável e cristã, foi proposta, por alguns membros da igreja de São Paulo, uma reunião especial. para participarem deste encontro foram convidados os três responsáveis pelos sites [...]
bom com este comentário responderei ao sr. Flavio Schmidt e também puxarei a orelha do Fernando (com todo respeito)Jesus não é Deus porque veio do Pai, Jesus é Deus: porque é Deus! a bíblia o revela-o como o Todo-Poderoso, o Eterno YHWH, vou contar uma velha historia,
que esta em êxodo 17:1 a 6.
bíblia_________________________________________________________________________
Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.
Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?
Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.
Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
________________________________________________________________________ bíblia
Veja é Deus que diz: “eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha”.
1- Deus é a Rocha
2 – quem fere a rocha é Moisés
3 – o objeto em que Moisés fere a rocha é seu cajado ( cajado é de madeira)
4 – sai Aguá da Rocha depois que a Rocha é ferida
obs.: há quatro simbolos aqui bem representados vou explicar biblicamente o que cada um representa
resposta 1 – E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. 1 Coríntios 10:4
bom, se Deus é a Rocha e se a Rocha que Paulo diz é Cristo logo entendo que o Próprio Jesus é Deus,a não ser que os anti-trinitarianos agora digam que Jesus não é o Cristo.
resposta 2 – Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Isaías 53:4
…Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Romanos 8:3
se quem feriu a Jesus foi o Pai para que tivéssemos vida, segue a ideia que Moisés era um tipo de Deus Pai, pois foi Moisés quem feriu a Pedra.
resposta 3 – este é o mais facil, kkkkkkkkkkkkkkkkk, o cajado era de madeira, bom todos ão de concordar que a a cruz era de madeira, o objeto pelo qual o próprio Deus já tinha profetizado a centenas de anos atras o qual ele escolheu como objeto de punição. …maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. gálatas 3:13
resposta 4 – sai Aguá da Rocha, o que representa este simbolo? os hebreus acreditavam que o seu Deus é como um rio que alimenta e nutre suas necessidades, dando vida (salmo 1) (apocalipse 22:1), já entendemos que Jesus é a Pedra, que Moises simbolizava o Pai, que o cajado era simbolo da Cruz.
a palavras de cristo em joão ainda ecoam, vejam:
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:13-14
vejam outro texto ainda em joão:
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
João 7:37-39
que fantástico a Aguá é o Espirito Santo.
logo vemos que um texto tão simples, e desapercebido por muitos traz uma riqueza teologica imensa, traz temas como a trindade o pentecostes pois foi depois que Jesus morreu ( a pedra ferida) que se derramou agua sobre o seu povo.
queridos se ouvirdes a voz do espirito não endureçais o vosso coração.
logo mais postarei mais artigos sobre a trindade aqui mesmo, se o moderador permitir.
#####################################################################################################################
RESPOSTA>
Prezado Rafael Genesis.
Que a paz seja contigo.
Existêm vários testemunhos nas escrituras do NT que falam e apontam quem é Jesus. Em todos os testemunhos, seja dado pelo próprio Jesus ou por seus apóstolos e seguidores ou mesmos aqueles que por ele foram curados. Todos testemunhos dados são unânimes que Jesus é o Cristo o Messias, prometido, Ungido. Não encontramos nenhum testemunho dizendo que ele seria DEUS Filho membro de uma trindade. O Dogma Católico Romano da Trindade trabalha muito comparações subjetivas e com sentidos muitas vezes dúbios para induzir as pessoas a aceitarem sua tese de que Jesus seja Deus no sentido primário e maior da palavra. Inclusive algumas citações clássicas dos trinitarianos para induzir seus seguidores neste entendimento são fora do contexto de onde são extraídos os versos. Citamos aqui o exemplo clássico citado quase que automaticamente por todo trinitariano bem dogmatizado. Evangelho de João capítulo 10 verso 30:
Eu e o Pai somos um. Citado geralmente para defender a trindade e união hipostática entre o Pai e o Filho. Mas será isso mesmo que este verso representa? Se analisarmos ele dentro do seu contexto? Resposta: Não.
Dentro do contexto o verso de João 10:30 não esta em nenhum momento querendo dizer que Jesus é o Pai são iguais em Poder, coeternidade ou coexistência. Afinal o que dentro do Contexto representa "Eu e o Pai somos um"?
Analisamos os versos anteriores para adentrarmos no contexto que esta frase foi dita.
João capítulo 10: 15-18
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
Observação: O assunto e contexto e a unidade de ação de Jesus sobre a autoridade do Pai na salvação e unidade das ovelhas. Jesus tem unidade de pensamento e propósito com o Pai no trato da salvação das ovelhas.
Se prosseguirmos a leitura e adentrarmos no contexto de João capitulo 10 fica claro que a afirmação do verso 30: "Eu e o Pai somos um" se trata de unidade de propósito e não tem qualquer componente de unidade hipostática ou co-eternidade como equivocadamente citam neste propósito os seguidores do catecismo católico Romano no tocante a tentar defender trindade.
NOTA IMPORTANTE! O evangelho de João não tem por objetivo demonstrar que Jesus é uma divindade da Trindade, mas que ele é o Messias o Cristo. Vejamos as palavras do autor do Evangelho de João sobre seu objetivo a respeito de suas palavras registradas.
João 20:
30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro;
31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Concluímos: O Objetivo do evangelho de João é demonstrar que Jesus é o Messias, o varão prometido e Ungido, Filho de Deus. Não tem por objetivo em nenhum momento demonstrar uma suposta coeternidade, coexistência hipostática com O Único Deus Eterno o Pai. Mesmo porque Jesus apresenta Seu Pai como este ùnico e Verdadeiro Deus ( João 17:3).
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.
Todos evangelhos e mesmo as epístolas apóstolicas confirmam que Jesus é o Cristo o Filho de Deus Pai e que o Único Deus verdadeiro no sentido total de Onipotência, Onipresença e Onisciência é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Respondendo A Comparação de Exôdo com I Coríntios 10.
A argumentação comparativa desenvolvida pelo nobre colega Rafael Genesis na tentativa de dizer que Jesus seria a Rocha e que portanto concluir que ele é Deus igual ao Pai esta muito subjetiva. Porque em I Coríntios o escritor diz de forma óbvia que se tratam de FIGURAS e não a imagem exata das coisas. Comparando as coisas espirtuias com as espirituais.
vejamos I Coríntios capítulo 10: versos 6 e 11
6 Ora, estas coisas nos foram feitas em FiGURAS, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
Observação: Por 02 (Duas) vezes o autor explica que isso se trata de figuras, do grego a palavra (Gr. εικόνα: Ilustração, figura, quadro ), não se trata de uma comparação que devamos tomar ao pé da letra a ponto de tirar conclusões como que Jesus seja a Rocha de fato e Deus no sentido igual ao eterno. Aquela rocha representava um acontecimento futuro e este episódio foi tomado como exemplo pelo Apóstolo Paulo para falar de coisas que tomam sentido de comparação espiritual ao que tomarmos como sentido literal e argumentar literalidade a ponto de Dizer que Cristo é o Próprio Deus eterno que esteve lá com Moisés é extrapolar o que esta sendo explanado pelo apóstolo em I Coríntios 10.
Conclusão Final:
O Dogma da trindade sempre trabalha de forma subjetiva e extrapolando com conclusões que não estão de forma alguma comprovado nos textos que mais são utilizados para defender a tese trinitariana. Históricamente e Biblicamente a igreja Cristão nunca adotou o ensino da Trindade como verdade antes do Século IV ou do Concílio de Nicéia que foi convocado por um Imperador Pagão adorador do sol. A evolução da Trindade foi ao longo do século IV ao V e sobre fortes protestos de várias comunidades da Igreja Cristã Orienta e algumas ocidentais a ponto de que tiveram que impor esta doutrina de Roma por força e perseguição.
Mantenhamos firme nossa fé nas simples palavras de Jesus em João 17:3 declarando Deus o Pai como Único Deus verdadeiro.
E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.
Evangelista Flávio Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário