Olá a tdos
Segue abaixo argumento colocado no Blog oficial dos adventistas a favor da trindade. Após este a nossa resposta, acompanhar logo abaixo;
Segue abaixo argumento colocado no Blog oficial dos adventistas a favor da trindade. Após este a nossa resposta, acompanhar logo abaixo;
Não sabemos se a resposta será publicado pelo órgão oficial do Blog Adventista (http://setimodia.wordpress.com/2012/02/27/e-book-perguntas-e-respostas-sobre-assuntos-de-interesse-da-igreja/#comment-40238) , pois sendo assim, colocamos aqui no nosso Blog para nossos leitores.
Ir. Flavio
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Rafael Genesis comentou em E-Book: Perguntas e Respostas sobre Assuntos de Interesse da Igreja.
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Rafael Genesis comentou em E-Book: Perguntas e Respostas sobre Assuntos de Interesse da Igreja.
em resposta a Blog Sétimo Dia:
Alguns sites da internet têm feito comentários negativos a respeito de pretensos problemas relacionados com a estrutura e administração da Igreja Adventista. Para discutir esses assuntos de forma amigável e cristã, foi proposta, por alguns membros da igreja de São Paulo, uma reunião especial. para participarem deste encontro foram convidados os três responsáveis pelos sites [...]
bom com este comentário responderei ao sr. Flavio Schmidt e também puxarei a orelha do Fernando (com todo respeito)Jesus não é Deus porque veio do Pai, Jesus é Deus: porque é Deus! a bíblia o revela-o como o Todo-Poderoso, o Eterno YHWH, vou contar uma velha historia,
que esta em êxodo 17:1 a 6.
bíblia_________________________________________________________________________
Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.
Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?
Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.
Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
________________________________________________________________________ bíblia
Veja é Deus que diz: “eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha”.
1- Deus é a Rocha
2 – quem fere a rocha é Moisés
3 – o objeto em que Moisés fere a rocha é seu cajado ( cajado é de madeira)
4 – sai Aguá da Rocha depois que a Rocha é ferida
obs.: há quatro simbolos aqui bem representados vou explicar biblicamente o que cada um representa
que esta em êxodo 17:1 a 6.
bíblia_________________________________________________________________________
Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.
Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?
Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.
Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
________________________________________________________________________ bíblia
Veja é Deus que diz: “eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha”.
1- Deus é a Rocha
2 – quem fere a rocha é Moisés
3 – o objeto em que Moisés fere a rocha é seu cajado ( cajado é de madeira)
4 – sai Aguá da Rocha depois que a Rocha é ferida
obs.: há quatro simbolos aqui bem representados vou explicar biblicamente o que cada um representa
resposta 1 – E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. 1 Coríntios 10:4
bom, se Deus é a Rocha e se a Rocha que Paulo diz é Cristo logo entendo que o Próprio Jesus é Deus,a não ser que os anti-trinitarianos agora digam que Jesus não é o Cristo.
bom, se Deus é a Rocha e se a Rocha que Paulo diz é Cristo logo entendo que o Próprio Jesus é Deus,a não ser que os anti-trinitarianos agora digam que Jesus não é o Cristo.
resposta 2 – Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Isaías 53:4
…Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Romanos 8:3
se quem feriu a Jesus foi o Pai para que tivéssemos vida, segue a ideia que Moisés era um tipo de Deus Pai, pois foi Moisés quem feriu a Pedra.
…Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Romanos 8:3
se quem feriu a Jesus foi o Pai para que tivéssemos vida, segue a ideia que Moisés era um tipo de Deus Pai, pois foi Moisés quem feriu a Pedra.
resposta 3 – este é o mais facil, kkkkkkkkkkkkkkkkk, o cajado era de madeira, bom todos ão de concordar que a a cruz era de madeira, o objeto pelo qual o próprio Deus já tinha profetizado a centenas de anos atras o qual ele escolheu como objeto de punição. …maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. gálatas 3:13
resposta 4 – sai Aguá da Rocha, o que representa este simbolo? os hebreus acreditavam que o seu Deus é como um rio que alimenta e nutre suas necessidades, dando vida (salmo 1) (apocalipse 22:1), já entendemos que Jesus é a Pedra, que Moises simbolizava o Pai, que o cajado era simbolo da Cruz.
a palavras de cristo em joão ainda ecoam, vejam:
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:13-14
vejam outro texto ainda em joão:
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
João 7:37-39
que fantástico a Aguá é o Espirito Santo.
logo vemos que um texto tão simples, e desapercebido por muitos traz uma riqueza teologica imensa, traz temas como a trindade o pentecostes pois foi depois que Jesus morreu ( a pedra ferida) que se derramou agua sobre o seu povo.
a palavras de cristo em joão ainda ecoam, vejam:
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:13-14
vejam outro texto ainda em joão:
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
João 7:37-39
que fantástico a Aguá é o Espirito Santo.
logo vemos que um texto tão simples, e desapercebido por muitos traz uma riqueza teologica imensa, traz temas como a trindade o pentecostes pois foi depois que Jesus morreu ( a pedra ferida) que se derramou agua sobre o seu povo.
queridos se ouvirdes a voz do espirito não endureçais o vosso coração.
logo mais postarei mais artigos sobre a trindade aqui mesmo, se o moderador permitir.
logo mais postarei mais artigos sobre a trindade aqui mesmo, se o moderador permitir.
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RESPOSTA>
Prezado Rafael Genesis.
Que a paz seja contigo.
Existêm vários testemunhos nas escrituras do NT que falam e apontam quem é Jesus. Em todos os testemunhos, seja dado pelo próprio Jesus ou por seus apóstolos e seguidores ou mesmos aqueles que por ele foram curados. Todos testemunhos dados são unânimes que Jesus é o Cristo o Messias, prometido, Ungido. Não encontramos nenhum testemunho dizendo que ele seria DEUS Filho membro de uma trindade. O Dogma Católico Romano da Trindade trabalha muito comparações subjetivas e com sentidos muitas vezes dúbios para induzir as pessoas a aceitarem sua tese de que Jesus seja Deus no sentido primário e maior da palavra. Inclusive algumas citações clássicas dos trinitarianos para induzir seus seguidores neste entendimento são fora do contexto de onde são extraídos os versos. Citamos aqui o exemplo clássico citado quase que automaticamente por todo trinitariano bem dogmatizado. Evangelho de João capítulo 10 verso 30:
Eu e o Pai somos um. Citado geralmente para defender a trindade e união hipostática entre o Pai e o Filho. Mas será isso mesmo que este verso representa? Se analisarmos ele dentro do seu contexto? Resposta: Não.
Eu e o Pai somos um. Citado geralmente para defender a trindade e união hipostática entre o Pai e o Filho. Mas será isso mesmo que este verso representa? Se analisarmos ele dentro do seu contexto? Resposta: Não.
Dentro do contexto o verso de João 10:30 não esta em nenhum momento querendo dizer que Jesus é o Pai são iguais em Poder, coeternidade ou coexistência. Afinal o que dentro do Contexto representa "Eu e o Pai somos um"?
Analisamos os versos anteriores para adentrarmos no contexto que esta frase foi dita.
Analisamos os versos anteriores para adentrarmos no contexto que esta frase foi dita.
João capítulo 10: 15-18
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
Observação: O assunto e contexto e a unidade de ação de Jesus sobre a autoridade do Pai na salvação e unidade das ovelhas. Jesus tem unidade de pensamento e propósito com o Pai no trato da salvação das ovelhas.
Se prosseguirmos a leitura e adentrarmos no contexto de João capitulo 10 fica claro que a afirmação do verso 30: "Eu e o Pai somos um" se trata de unidade de propósito e não tem qualquer componente de unidade hipostática ou co-eternidade como equivocadamente citam neste propósito os seguidores do catecismo católico Romano no tocante a tentar defender trindade.
NOTA IMPORTANTE! O evangelho de João não tem por objetivo demonstrar que Jesus é uma divindade da Trindade, mas que ele é o Messias o Cristo. Vejamos as palavras do autor do Evangelho de João sobre seu objetivo a respeito de suas palavras registradas.
João 20:
30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro;
31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro;
31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Concluímos: O Objetivo do evangelho de João é demonstrar que Jesus é o Messias, o varão prometido e Ungido, Filho de Deus. Não tem por objetivo em nenhum momento demonstrar uma suposta coeternidade, coexistência hipostática com O Único Deus Eterno o Pai. Mesmo porque Jesus apresenta Seu Pai como este ùnico e Verdadeiro Deus ( João 17:3).
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.
Todos evangelhos e mesmo as epístolas apóstolicas confirmam que Jesus é o Cristo o Filho de Deus Pai e que o Único Deus verdadeiro no sentido total de Onipotência, Onipresença e Onisciência é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Respondendo A Comparação de Exôdo com I Coríntios 10.
A argumentação comparativa desenvolvida pelo nobre colega Rafael Genesis na tentativa de dizer que Jesus seria a Rocha e que portanto concluir que ele é Deus igual ao Pai esta muito subjetiva. Porque em I Coríntios o escritor diz de forma óbvia que se tratam de FIGURAS e não a imagem exata das coisas. Comparando as coisas espirtuias com as espirituais.
vejamos I Coríntios capítulo 10: versos 6 e 11
6 Ora, estas coisas nos foram feitas em FiGURAS, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
Observação: Por 02 (Duas) vezes o autor explica que isso se trata de figuras, do grego a palavra (Gr. εικόνα: Ilustração, figura, quadro ), não se trata de uma comparação que devamos tomar ao pé da letra a ponto de tirar conclusões como que Jesus seja a Rocha de fato e Deus no sentido igual ao eterno. Aquela rocha representava um acontecimento futuro e este episódio foi tomado como exemplo pelo Apóstolo Paulo para falar de coisas que tomam sentido de comparação espiritual ao que tomarmos como sentido literal e argumentar literalidade a ponto de Dizer que Cristo é o Próprio Deus eterno que esteve lá com Moisés é extrapolar o que esta sendo explanado pelo apóstolo em I Coríntios 10.
Conclusão Final:
O Dogma da trindade sempre trabalha de forma subjetiva e extrapolando com conclusões que não estão de forma alguma comprovado nos textos que mais são utilizados para defender a tese trinitariana. Históricamente e Biblicamente a igreja Cristão nunca adotou o ensino da Trindade como verdade antes do Século IV ou do Concílio de Nicéia que foi convocado por um Imperador Pagão adorador do sol. A evolução da Trindade foi ao longo do século IV ao V e sobre fortes protestos de várias comunidades da Igreja Cristã Orienta e algumas ocidentais a ponto de que tiveram que impor esta doutrina de Roma por força e perseguição.
Mantenhamos firme nossa fé nas simples palavras de Jesus em João 17:3 declarando Deus o Pai como Único Deus verdadeiro.
Mantenhamos firme nossa fé nas simples palavras de Jesus em João 17:3 declarando Deus o Pai como Único Deus verdadeiro.
E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.
Evangelista Flávio Schmidt
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