domingo, 18 de agosto de 2013

A PRIMEIRA BESTA DE APOCALIPSE 13





A PRIMEIRA BESTA DE APOCALIPSE 13
1 Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia.
2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade.

Apocalipse 13:1-2

Pelo livro de Daniel, ficamos conhecendo a história mundial desde os dias do cativeiro de Judá em Babilônia, até a gloriosa vindo do Messias e a implantação do Reino Milenar. Falou-nos do animal terrível e do surgimento da ponta pequena, que se levantaria contra Deus, promovendo por três tempos e meio, grande perseguição aos santos. Agora iremos saber um pouco sobre as duas besta de Apocalipse 13, e a relação entre a besta que subiu do mar e as bestas mencionadas por Daniel.

1- Que semelhanças apresentava a besta de Apocalipse 13 em relação aos quatro animais visto por Daniel?
*A besta em Apocalipse 13:1, subiu do mar ( nações) - Daniel 7:3, os 4 animais subiram do mar;
*Apoc. 13:1, tinha 7 cabeças- Daniel 7: 3-7, os 4 animais juntos totalizavam 7 cabeças ( calcule);
*Apoc. 13:1, tinha dez chifres - Daniel 7:7 o quarto animal tinha dez pontas;

*Apoc. 13:2, seu corpo era como de um leopardo - Daniel 7:6, o terceiro era como um leopardo;
*Apoc. 13:2, seus pés como os de urso - Daniel 7:5, o segundo era como urso;
*Apoc. 13:2 ,tinha a boca como de um leão - Daniel 7:4, o primeiro animal era como um leão;

*Apoc. 13:5,6, blasfemava, falava arrogantemente - Daniel 7:16, 20, a ponta pequena falava grandiosamente;
*Apoc. 13:7, recebeu poder para perseguir os santos - Daniel 7:21,25 a ponta pequena que saiu do quarto animal, fazia guerra e vencia os santos;
*Apoc. 13: 5,7 perseguiu os santos por 42 meses - Daniel 7?21,25 a ponta pequena , combateu os santos por 3,5 tempos.

2-Que vem a ser esta besta e o que representa a ponta pequena?

Como vimos , nesta besta de Apocalipse 13 estão resumidas as características dos quatros animais visto por Daniel, o que significa que o Império Romano assimilou e reuniu em si particularidades de seus antecessores. Assim sendo, a besta é o o Império, e o papado exerceu o papel da ponta pequena, perseguiu os santos do Altíssimo.

3- Como se deu a acessão da ponta pequena e o que fez para firmar seu poder?

A união da "igreja" com o Estado, teve inicio com a suposta conversão de Constantino ao cristianismo. Visando manter a unidade do Império Romano, passou a se envolver com a religião, fazendo-lhe concessões. Para tal, era necessário mesclar com estes princípios do paganismo, dando origem à feroz apostasia que chegou ao nossos dias. A mudança da capital Roma para Constantinopla ( Istambul na Turquia) em 330 a.D. , enfraqueceu o Império, abrindo ao papado.

4- Que outra prova temos da consolidação do ponta pequena? Que sucedeu com três das dez pontas?

Até 476, o bispo de Roma partilhava do poder com os imperadores de Roma Ocidental. Quando houve a invasão de Odoacro, rei dos hérulos, que derribou o ultimo dos cesares. O Império se fragmentou em dez reinos menores. O poder papal no entanto, derrotou seus opositores: hérulos em 493, vândalos em 534 e os os ostrogodos entre 538-553 d.C., adquirindo mais liderança no Império Romano do Ocidente. O imperador Justino emitiu um decreto em 553, reconhecendo o papa de Roma como "o cabeça de de todas as igrejas" .

5- Segundo a profecia, por quanto tempo os santos seriam perseguidos?

Do ano 538 a 1798 A.D., temos um período de 1260 anos. Durante este tempo, o poder político-religioso nas mãos do líder da religião romana permitiu que este lançasse feroz e implacável perseguição contra todos os que lhe opusessem ou discordassem deste princípios.
Note que Daniel 7:25, fala num período 3,5 tempos e Apocalipse 13:5-7, de 42 meses, que corresponde a 1260 dias. Apocalipse 12:6,14 menciona igualmente 1260 dias e 3,5 tempos, como período em que a mulher( Igreja), permanecia no deserto, protegida da perseguição movida pelo grande dragão vermelho. Compare este dragão Apocalipse 12:3, com a besta Apocalipse 13:1, ambos de sete cabeças e dez chifres, o que significa se tratar do mesmo poder perseguidor.


Tomando por base o princípio de 1 dia que é igual a 1 ANO (Ezequiel 4:6; Números 14:34) que pode ser aplicado em certas profecias. Exemplo : As 70 semanas de Daniel, chegamos aos 1260 anos literais. Em 1798 o papa foi aprisionado por Napoleão Bonaparte, vindo morrer em Valença, na França, no ano seguinte. Isto pôs fim ao período de supremacia papal. Vencido este período, a mulher segue pregando( Apocalipse 10:11, 12: 17)



sexta-feira, 9 de agosto de 2013